Alimentos ricos em fibras: conheça os principais benefícios

Weber Micael da Silva
Weber Micael da Silva

As fibras são compostos vegetais encontrados em alimentos como vegetais, frutas, grãos e cereais. O empresário Weber Micael da Silva comenta que a ingestão desses nutrientes (consumo diário ideal de 25 a 38 gramas) é fundamental para obter alguns benefícios para o organismo, apesar de este não conseguir digerir as fibras.

De acordo com Weber Micael da SIlva, os principais benefícios das fibras são:

  1. As fibras diminuem os níveis de colesterol e triglicerídeos de maneira significativa, pois promovem a redução da absorção de gordura e colesterol a nível intestinal. Weber Micael da Silva comenta que, assim, ocorre uma diminuição dessa concentração no organismo a longo prazo. 
  1. Excelente para combater a prisão de ventre, pois acelera o trânsito intestinal ao aumentar o volume de fezes, o que facilita na sua eliminação. Weber Micael da Silva ressalta ainda que esse processo se intensifica quando a ingestão das fibras é somada a ingestão de quantidades adequadas de água.
  1. Por não serem digeridas, Weber Micael da Silva esclarece que elas criam uma espécie de gel no estômago que faz com que o indivíduo tenha uma sensação prolongada de saciedade, auxiliando assim na redução de calorias a serem ingeridas e, por consequência, numa redução de peso. 
  1. De acordo com Weber Micael da Silva, as fibras também auxiliam na regulagem de açúcar no sangue, pois – como a absorção dos carboidratos é mais lenta – fazem com que a glicose aumente de maneira progressiva, o que ajuda a insulina a regular os níveis de sangue. 
  1. As fibras ainda auxiliam na manutenção da saúde da flora intestinal e do sistema gastrointestinal, isso porque, servem de alimento para as bactérias benignas que atuam no intestino. Weber Micael da Silva comenta que, além disso, elas diminuem a inflamação e elevam as defesas do organismo, evitando a formação de doenças intestinais.