Baixada Santista – Pelo quinto mês seguido, crimes na Baixada Santista diminuem

Segundo a SSP, apenas furto de veículos teve leve aumento, de 0,3%

O número de crimes registrados pela polícia diminuiu na Baixada Santista de janeiro a maio deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014. Somadas as principais ocorrências das nove cidades da região, apenas o furto de veículos teve um leve aumento de 0,30%. As estatísticas mensais foram divulgadas ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) recuaram 50%, passando de 18 para 9. Os estupros caíram 35% – de 140 para 91. Também houve queda nos roubos (22%), roubos de veículos (19%), homicídios dolosos (com intenção de matar – 16,6%) e furtos (11%).

O Governo do Estado atribui o resultado à ampliação do trabalho de policiamento ostensivo e de investigação. Segundo a SSP, durante os cinco primeiros meses de 2015, as polícias Civil e Militar realizaram 4.161 prisões na região, o maior número da série histórica, iniciada em 2001.

Longe do ideal

Embora os crimes venham diminuindo, a violência ainda é elevada na Baixada Santista. Em cinco meses, 65 pessoas foram assassinadas. Só em Praia Grande, aconteceram 14 homicídios. Guarujá registrou 10 mortes.

O número de roubos também é alarmante: 7.807 de janeiro a maio. Ou seja, mais de 50 pessoas foram roubadas por dia em 2015 na região. São vítimas que sofreram grave ameaça, principalmente com arma de fogo, para entregarem seus pertences aos ladrões. Além disso, pelo menos oito veículos foram levados pelos bandidos todos os dias deste ano.

Piores resultados

Quando cada cidade é analisada separadamente, a constatação é que os esforços empregados no combate ao crime não são feitos de forma igualitária. Em Itanhaém, por exemplo, os homicídios subiram 200%. Já em Peruíbe a alta foi de 100%.

Mesmo que as mortes violentas sejam de difícil prevenção, as outras modalidades criminosas podem ser contidas com policiamento. Mas ele não se mostrou eficaz nos casos de roubos em Mongaguá, que aumentaram 71,5%.

O patrulhamento também não teve sucesso nas ocorrências de roubos de veículos em Praia Grande e Cubatão, com acréscimo de 8% e 19%, respectivamente.

Os furtos, que não envolvem ameaça (caso das rodas de carros que são arrancadas dos automóveis estacionados em ruas e até estabelecimentos), aumentaram em Bertioga e Mongaguá. Já os furtos de veículos tiveram alta em Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Santos.

Roubos de cargas têm alta de 5,2%

Os roubos de cargas não seguiram a tendência de queda na criminalidade este ano. Pelo contrário. No comparativo dos primeiros cinco meses de 2015 com igual período do ano passado, houve aumento de 5,2% nas ocorrências em que ladrões assaltam motoristas e levam as mercadorias dos caminhões.

Nesses casos, o produto do roubo costuma envolver valores elevados e a ação é planejada por quadrilhas especializadas,que têm informações privilegiadas

sobre a carga.

Praia Grande foi o município onde os ladrões mais agiram este ano: foram 17 ataques contra 9 em 2014.

Frente parlamentar

Será lançada hoje, às 10 horas, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas, com a coordenada a cargo do deputado federal de Guarujá Marcelo Squassoni (PRB).

Como justificativa, o parlamentar diz que esse crime subiu 39,4% no primeiro quadrimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2013. Alta superior a que foi registrada no Estado.

Um dos objetivos do trabalho da Frente, composta por deputados e senadores, será buscar a formatação de um banco de dados único capaz de reunir estatísticas dos municípios de todos os 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com Squassoni, o roubo de cargas só traz prejuízos para a economia e ao consumidor final. “O aumento das ocorrências faz encareceros investimentos em segurança pelos caminhoneiros autônomos e transportadoras, e esse gasto, obviamente, influência no preço final das mercadorias”.

Fonte: A tribuna

Deixe Seu Comentário !

Comentários



Parabéns por ser visitante do Uola. Nosso intuito é informar com o melhor conteúdo todos os assuntos que nosso leitor realmente deseja ler, por isso, sua sugestão para pautas será sempre bem vinda.