Como a falta de educação financeira compromete a sua vida

Marcio alaor de araujo
Marcio alaor de araujo

Sabe-se que a educação financeira é um elemento fundamental na vida pessoal dos indivíduos. O especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, comenta que ela impacta diretamente no comportamento social e econômico de cada país e, por isso, sua ausência gera impacto direto na vida pessoal e coletiva. 

A ausência de educação financeira no cotidiano de cada um é uma das principais razões pelas quais muitos dos brasileiros se encontram endividados. Marcio Alaor de Araújo esclarece que, além das dívidas, as consequências de uma vida financeira mal administrada são também sociais e patológicas. 

Com o acúmulo de dívidas e demais problemas financeiros ocasionados pelo desequilíbrio e descontrole da vida financeira, a saúde é um dos primeiros campos a ser abalado, ocasionando estresse e podendo desencadear demais problemas de saúde que impactaram em outros setores da sua vida: como o profissional e social. Para Marcio Alaor de Araújo, a falta de educação financeira resulta em uma queda sincronizada de diversos dominós. 

Além disso, as relações familiares e de amizade também podem ser afetadas por essa ausência de cuidados com as finanças. Marcio Alaor de Araújo comenta que é verídico o afastamento das pessoas quando encontram alguém que vive endividado e em estado de descontrole com a vida financeira. 

Por isso, a solução, para não comprometer toda a sua vida e transformá-la numa bola de neve, está em tomar as rédeas da sua vida financeira, procurando – através da educação financeira – conquistar equilíbrio, controle, planejamento e, principalmente, sair do vermelho. Marcio Alaor de Araújo comenta que o primeiro passo a ser dado é o reconhecimento da situação e, posteriormente, a busca por se aprofundar e entender a educação financeira para aplicá-la de maneira simples e eficaz na sua vida.