Costelinha de Porco Agridoce

ingredientes

1 tira de costelinhas suínas (aprox. 1,5kg).
Para a marinada:

sal grosso;
pimenta do reino;
4 folhas de louro;
75 ml azeite extra virgem;
Para o molho:

100 g de açúcar mascavo;
170 ml de passata ou polpa de tomate;
75 ml de molho de soja;
30 ml de vinagre de arroz ou maçã;
Sal e pimenta do reino.
Para abóboras

800g de abóbora japonesa;
10 dentes de alho;
40ml azeite extravirgem;
tomilho;
alecrim;
Sal grosso e pimenta do reino.

modo de preparo

 

Tempere as costelinhas com sal grosso, pimenta, azeite e folhas de louro. Deixe marinando na geladeira por 12 horas.

Pouco antes de colocar as costelinhas no forno prepare o molho. Para fazê-lo, coloque todos os ingredientes em uma panela. Misture e cozinha em fogo baixo para que o molho reduza e tenha uma textura semelhante a de ketchup.

Retire o excesso de sal grosso das costelinhas e pincele-as generosamente com o molho. Coloque-as em uma assadeira com o lado dos ossos para baixo. Leve-as para o forno baixo, aproximadamente 140ºC e deixe assar por cerca de 2 horas até que as costelas fiquem bem macias. Durante o cozimento, pincele as costelinhas com mais molho a cada 20 minutos.

Para as abóboras, retire os caroços e corte-as em fatias. Não é necessário retirar a casca. Espalhe-as em uma assadeira untada com azeite e tempere com sal, pimenta, alecrim e tomilho. Espalhe também alguns dentes de alho na assadeira e regue tudo com azeite.

Quando as costelinhas já estiverem no forno por cerca de 40 minutos, coloque as abóboras na prateleira debaixo das costelinhas e deixe terminar de assar. Caso elas fiquem macias antes das costelinhas retire-as do forno e recoloque-as nos últimos 10 minutos para que aqueçam novamente.

Deixe Seu Comentário !

Comentários



Parabéns por ser visitante do Uola. Nosso intuito é informar com o melhor conteúdo todos os assuntos que nosso leitor realmente deseja ler, por isso, sua sugestão para pautas será sempre bem vinda.