Culinária vegana/vegetariana: conheça os livros escritos pelo ex-MasterChef, Flavio Giusti

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Você já pensou em degustar comidas veganas e vegetarianas, ou até mesmo fazer a transição para essa filosofia alimentar? O idealizador de cursos sobre culinária, Flavio Giusti, vem praticando o veganismo há 10 anos e por meio dos seus conhecimentos e dotes culinários, auxilia pessoas nesse processo de compreender melhor essa culinária. Pensando sobre o número elevado de carnes, o empresário escreveu diversos livros de receitas que atendem a essa filosofia. Portanto, se deseja conhecê-los melhor, leia este artigo até o final.

Manual de sobrevivência do vegetariano na cozinha – receitas fáceis, rápidas e sem frescura

Lançado em 2015, esse livro foi escrito com inspiração no programa VegetariRango, idealizado também por Flavio Giusti, que viu no meio digital  uma forma de propagar os seus conhecimentos de forma criativa e descontraída, ensinando na prática as receitas veganas. Assim, o livro foi criado com o intuito de desmistificar certos mitos que envolvem essa culinária, de modo que mais pessoas se tornem adeptas à dieta vegetariana. 

Sendo assim, no livro você pode encontrar comidas tradicionais, como risoto, strogonoff, crepe, espetinho e até mesmo sushis, com ingredientes básicos que você nem imaginaria que poderiam ser usados para esses fins. Além de receitas salgadas, o material conta com receitas doces, como bolos, açaí, paletas mexicanas, paçoquitas, sorvetes e beijinhos. Percebe como o leque é extenso? Então não deixe de desfrutar desse conteúdo e compreender que aderir ao vegetarianismo é algo possível e super prático!

Receitas famosas na versão vegana

Sua primeira edição foi lançada em 2017, tendo como princípio fundamental contribuir para a sociedade vegana como um todo, e para a diminuição do consumo de carne animal e seus derivados. O livro, como explica o empresário Flavio Giusti, conta com uma quantidade extensa de opções de pratos veganos, onde você pode encontrar: doces, massas, bolos, sorvetes, queijos e muito mais, de maneira prática e muito bem explicativa. 

Além disso, o escritor de culinária menciona que no livro você pode conhecê-lo melhor, visto que o mesmo conta parte da sua trajetória até chegar nesse ambiente. O empresário discorre que seu interesse pelo vegetarianismo surgiu desde muito cedo, em que se deparou com a preocupação com os animais de rua e se questionou acerca do porquê a sociedade não se importa em consumir produtos de origem animal em larga escala. 

Vale ressaltar ainda que as receitas são apresentadas de modo a convencer o leitor de que as comidas veganas podem, sim, ser gostosas e muito bem degustadas, com produtos acessíveis no mercado. Dessa forma, Flavio Giusti traz para seu público possibilidades para todos os gostos culinários, mostrando que o veganismo pode ser inserido em diversas receitas, como hambúrgueres, pizzas, milks shakes e até mesmo em feijoadas.

Agora que conheceu um pouco mais sobre as contribuições escritas pelo empresário, é importante que saiba que, sendo também  idealizador de cursos sobre culinária, Flavio Giusti já atendeu mais de 7 mil alunos, com abrangência até mesmo fora do país. Sendo assim, se você deseja conhecer mais de perto o seu trabalho e os seus projetos, acesse o instagram @vegetarirango e não deixe de se inscrever no canal no youtube, cujo nome é Flavio Giusti. Nele você também pode ter acesso a receitas práticas e fáceis.