Marketing digital para a captação de clientes

A importância do Marketing Digital para aumentar a clientela

O marketing digital se baseia em usar a internet para ações promocionais na divulgação de um produto, marcas, campanhas ou negócios.  E envolve dispositivos conectados à internet para propagar mensagens de marketing. Desde que a internet se tornou a maior fonte de informação do mundo as empresas adotaram técnicas de marketing na rede para conquistar cada vez mais clientes. Porém, para ter sucesso é preciso muito planejamento nessa área para ser bem sucedido e alcançar seu objetivo principal.

Com o surgimento de novas tecnologias o marketing digital não ficou só restrito aos computadores. Agora aplicativos em smartphones e tablets também são usados como estratégias de campanhas publicitárias. As redes sociais são usadas também para agregar valor ao conteúdo disponibilizado pelas empresas na divulgação do seu negócio. E-mail marketing também é uma boa ferramenta. Para difundir suas ideias as empresas enviam e-mails em massa para seus clientes e potenciais clientes. Muitas vezes esse tipo de ação incomoda, mas sempre alguém estará disposto a abrir o e-mail e se interessar pela oferta.

Atualmente muito se fala em SEO (Search Engine Optimization), otimização de páginas na internet para resultados positivos nas buscas. Mas, muita gente ainda não sabe o que significa isso.  O conceito é muito simples, quando uma pessoa busca uma prestação de serviço na internet digita as palavras chaves nos mecanismos de busca para encontrar o que procura. Os primeiros resultados são de empresas que investem dinheiro para estar no topo. A cada clique é descontado dos créditos da campanha, quanto mais se investe a empresa aparece mais. A vantagem é o aumento no fluxo de visitantes e a possibilidade de captação de mais clientes. Aparecer ou não nas primeiras colocações pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

marketing digital

Mas, ainda falta profissionais qualificados no mercado para aplicar estratégias de marketing digital com eficiência. A maioria das universidades brasileiras estão atrasadas no ensino de técnicas de marketing digital. Os cursos de Comunicação que englobam a Publicidade e Relações Públicas não ensinam sobre web.  Os jovens cada vez mais conectados aprendem sozinhos, no contato direto com a internet buscam o aprendizado e a aplicação de técnicas que geram resultado. As agências procuram essas pessoas com certa expertise no setor para atender a demanda crescente de clientes que já viram que sem o marketing digital ficarão atrás dos concorrentes.

Acontece que, a satisfação dos clientes gera elogios e comentários positivos do serviço prestado ou produto adquirido. Isso com certeza traz novos consumidores e ajuda a empresa  a crescer. Porém, da mesma forma que se elogia pode-se criticar o trabalho da empresa. Clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da companhia. As redes sociais e sites institucionais podem funcionar de forma positiva e também de forma negativa.

O marketing digital não se aplica apenas ao site, para ter sucesso nos negócios é preciso de planejamento e uma boa estratégia que possa ser praticada com o orçamento disponível. Contratar um profissional qualificado para trabalhar a reputação da empresa ajudará o empreendedor a alcançar novos clientes. A confiança dos clientes é fundamental para se manter nesse mercado cada vez mais competitivo.

Fonte: Magda Marques

Deixe Seu Comentário !

Comentários



Parabéns por ser visitante do Uola. Nosso intuito é informar com o melhor conteúdo todos os assuntos que nosso leitor realmente deseja ler, por isso, sua sugestão para pautas será sempre bem vinda.