Dia dos Pais tem menor giro na economia e presente mais barato do que para mães

By David Monteiro
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As vendas em torno do Dia dos Pais neste ano vão movimentar valor menor do que o Dia das Mães. Também o gasto por presente será menor. Segundo projeções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a data a ser celebrada no dia 13 de agosto deve injetar um montante de R$ 1,71 bilhão na economia de Belo Horizonte, alta de 1,55% em relação à data do ano passado. Nas expectativas divulgadas pela CDL para o Dia das Mães, as vendas em torno da data movimentaram R$ 2,19 bilhões na economia da capital mineira, um crescimento de 1,2% em comparação com o mesmo período de 2022.

A pesquisa da CDL/BH apontou que 70,4% dos empresários entrevistados esperam que cada consumidor compre um presente. O tíquete médio deverá ser de R$ 175,37 para o Dia dos Pais, um crescimento de 2,6% em comparação ao último ano. Para o Dia das Mães, esse tíquete médio previsto pelos comerciantes de BH foi de R$ 186,63, maior que para os pais.

Para o Dia dos Pais, a pesquisa da CDL/BH ouviu 301 comerciantes da capital mineira entre os dias 24 de maio e 12 de junho. “A primeira data comemorativa do segundo semestre está sendo avaliada com otimismo pelos lojistas da capital. A prova é que 47,8% dos comerciantes entrevistados pela CDL/BH esperam crescimento nas vendas e 34,2% afirmaram que aumentaram o estoque para atender a demanda”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Ainda de acordo com o dirigente, a pesquisa apontou que 31,9% dos lojistas acreditam que a movimentação em torno da data será igual a do ano passado e 19,9% acham que será pior.

Em relação aos gastos dos consumidores com presentes, 28,9% dos lojistas acreditam que irão aumentar em comparação a 2022. Para 48,2% o investimento deve ser igual ao do último ano e 22,9% acham que os clientes irão diminuir o valor em relação a 2022.

Na perspectiva dos comerciantes ouvidos pela CDL/BH, os nove produtos com maior saída para o Dia dos Pais serão:

Roupas: 31,9%
Acessórios (carteiras, relógios, etc): 24,6%
Produtos personalizados: 21,9%
Artigos de decoração: 15%
Calçados: 13,3%
Produtos de beleza (cremes, hidratantes, etc): 10,6%
Perfumes: 6,6%
Flores e plantas: 5,3%
Mochilas: 5,3%

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