Putin diz que acordo nuclear com Irã fez mundo suspirar de alívio

Numa declaração divulgada pelo Kremlin, Putin considera que, apesar das “tentativas em defesa de um recurso à força”, o acordo representa “uma escolha firme pela estabilidade e cooperação”.

“Estamos certos que o mundo hoje deu um enorme suspiro de alívio”, adiantou o presidente russo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, anunciou, por seu turno, que a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma resolução para validar o acordo nuclear entre o Irão e as grandes potências é “caso para alguns dias”.

A aprovação da resolução é indispensável à entrada em vigor do acordo, que foi negociado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) e a Alemanha, o designado grupo 5+1, e o Irão.

O chefe de Estado russo disse ainda contar com que todas as partes envolvidas “apliquem o acordo na sua totalidade”, prometendo que a Rússia fará “todo o possível” para que ele funcione.

Considerou igualmente que o acordo concluído hoje em Viena dará um “forte impulso” às relações entre o Irão e a Rússia.

Deixe Seu Comentário !

Comentários



Parabéns por ser visitante do Uola. Nosso intuito é informar com o melhor conteúdo todos os assuntos que nosso leitor realmente deseja ler, por isso, sua sugestão para pautas será sempre bem vinda.