Santos – Museu do café recebe R$ 3,13 milhões para restauração

Vitral e mobiliário do Salão do Pregão serão restaurados.Ecoporto repassou o valor para compensar os impactos do terminal.

O Museu do Café, em Santos, no litoral de São Paulo, receberá R$ 3,13 milhões da empresa Ecoporto até o fim de 2015. O recurso será aplicado em reformas de peças, com previsão de término para julho de 2016, além da instalação do sistema de controle ambiental da área expositiva e a publicação de um livro.

O recurso será aplicado no restauro do vitral “A epopeia dos Bandeirantes”, do pintor e historiador Benedicto Calixto e no conjunto de mobiliário do Salão do Pregão, composto por 154 peças, onde eram realizadas negociações que determinavam as cotações e comercialização do café até a década de 1950. Os móveis e o vitral serão desmontados e levados aos ateliês de restauradores especialistas nessa tipologia de acervo. A previsão de retorno do acervo é para julho de 2016.

A verba será utilizada também para instalação do sistema de controle ambiental da área expositiva do Museu do Café. O acervo é formado por dois mil objetos, sensíveis a diversos fatores climáticos e biológicos. Por essa razão, o controle adequado das condições ambientais é de extrema relevância para a manutenção e conservação dessas peças.

O recurso viabilizará também uma publicação do livro “Café, ferrovia e porto”. Dentro do acervo iconográfico e documental do Museu do Café existe uma diversidade de referências sobre o assunto, com imagens, mapas e textos. O livro abordará questões correlatas à modernização do Porto de Santos e à exportação de café.

Durante o período em que os serviços serão realizados, a equipe do setor educativo do Museu do Café irá implantar um projeto de educação patrimonial. A ideia é proporcionar aos visitantes oficinas, debates e visitas temáticas que estimulem o conhecimento sobre a preservação de bens patrimoniais.

O valor repassado pelo Ecoporto é proveniente do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, assinado entre o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Ministério Público do Estado de São Paulo e a Ecoporto e é uma medida compensatória dos impactos decorrentes da ampliação do Terminal.

\G1

 

Deixe Seu Comentário !

Comentários



Parabéns por ser visitante do Uola. Nosso intuito é informar com o melhor conteúdo todos os assuntos que nosso leitor realmente deseja ler, por isso, sua sugestão para pautas será sempre bem vinda.