Santos – Posto que provocou explosões é multado em R$ 106 mil pela Cetesb

Além da multa, companhia ambiental fez quatro exigências ao proprietário do estabelecimento

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou o Auto Posto Glicério Santista, em Santos, em R$ 106.271,25 por conta do vazamento de combustível ocorrido no último dia 16, que provocou explosões na galeria de águas pluviais (da chuva), assustando quem passava pelo cruzamento das avenidas Bernardino de Campos (Canal 2) e Francisco Glicério.

Durante uma operação de drenagem de um tanque desativado, resíduos oleosos caíram na rede pluvial e, além de terem provocado incêndio, contaminaram o Canal 2, onde houve mortandade de peixes.

-Posto irregular causa explosão em Santos , leia mais

Além de multa, a Cetesb fez quatro exigências ao proprietário do estabelecimento: limpeza e recolhimento dos resíduos oleosos decorrentes do incidente, na área do posto e na galeria de águas pluviais; destinação adequada dos resíduos gerados nas operações de limpeza; revisão do sistema de separação de água e óleo; e cumprimento das diretrizes estabelecidas pela Cetesb para desativação dos tanques subterrâneos.

O posto estava sendo reformado, mas, de acordo com a Cetesb, não tinha as licenças prévia, de instalação e de operação. Por isso, ainda recebeu um auto de advertência.

O proprietário do estabelecimento foi intimado nesta terça-feira (21) a apresentar, em até 24 horas, laudos para demonstrar a segurança das instalações, as condições da estrutura e de como é feito o descarte do material residual.

Além disso, deverá exibir toda a documentação entregue à Cetesb, bem como a comprovação de que não há contaminação do solo. Durante a fiscalização feita pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), o dono do posto apresentou AVCB válido até 2017.

Fonte: A tribuna

Deixe Seu Comentário !

Comentários



Parabéns por ser visitante do Uola. Nosso intuito é informar com o melhor conteúdo todos os assuntos que nosso leitor realmente deseja ler, por isso, sua sugestão para pautas será sempre bem vinda.