Tudo o que você precisa saber sobre economia digital

Marcio Alaor de Araújo
Marcio Alaor de Araújo

A era digital chegou e já não há nada que possa ser feito senão se adaptar aos novos modos de estudo, trabalho e de vida. Não à toa, Marcio Alaor de Araujo, influente empresário do mercado financeiro, comenta que é imprescindível que seu negócio se adeque ao que agora é chamado de economia digital, um novo setor da economia que está em crescimento.

Se você está se perguntando do que se trata, afinal, a economia digital, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica: nada mais é que um setor da economia no qual os processos de negócios e mercado são realizados de maneira digital, como as transferências bancárias, compras online, a teleconsulta e afins. Em outras palavras, pode-se dizer que a economia digital abarca toda tarefa de movimentação de capital que ocorre no mundo virtual e digital.

Não à toa, esse setor também está muito relacionado com os impactos da Inteligência Artificial (IA) no mercado financeiro e na economia, afinal, de acordo com o influente Marcio Alaor de Araujo, é quase impossível realizar qualquer atividade por meio da internet sem que, de alguma forma, o usuário se relaciona com elementos da IA. Exemplo disso são os serviços de atendimento prestados ao público de maneira online, através dos Chatbots.

Dessa forma, é quase impossível não perceber como esse setor, isto é, a economia digital, está crescendo, uma vez que ela já ocupa parte de grandes “todos” no mundo. Em outras palavras, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica que, com a busca por soluções mais ágeis e práticas dos consumidores e com as exigências naturais promovidas pela tecnologia, as empresas estão adequando cada vez mais os seus serviços e processos à “maneira de ser” da economia digital.

Além disso, isso gera, inclusive, mais daquilo que já é característico no mercado: a competitividade. Na prática, segundo o empresário Marcio Alaor de Araujo, isso estimula as empresas a melhorarem cada vez mais os seus produtos e prestações de serviços, promovendo, assim, o melhor para o consumidor e, claro, o aumento de seus ganhos.

Em suma, Marcio Alaor de Araujo comenta que, pensando nisso, o maior motivo pelo qual uma empresa deve oferecer soluções e processos cada vez mais automatizados é óbvio e bastante simples: a economia digital não é mais uma opção, senão uma tendência e futuro do mercado. Sendo assim, investir na digitalização torna-se, para o empresário, uma verdadeira obrigação.