Tudo sobre preenchimento com ácido hialurônico: quando fazer e em quais regiões aplicá-lo?

Daniel Dias Machado
Daniel Dias Machado

O Dr. Daniel Dias Machado acredita que o preenchimento com ácido hialurônico — que compõe a chamada harmonização facial — é um dos principais aliados de esteticistas e profissionais da saúde da pele e beleza. Para quem não sabe, trata-se da principal substância responsável pela hidratação da pele, mas que, mais do que isso, atua para preencher áreas com perda de volume, além de melhorar os contornos do rosto.

Mas, você sabe do que se trata a harmonização facial? Se sua resposta for não, a explicação é simples: trata-se da somatória de tratamentos e procedimentos da estética que possuem, individualmente ou conjuntamente, o objetivo de harmonizar o rosto, além de corrigir linhas de expressão da velhice, marcas do tempo e, ainda, manchas e cicatrizes desencadeadas pela acne. 

Não à toa, para o biomédico esteta Daniel Dias Machado, o procedimento se tornou febre entre as mulheres e os homens, visto que a harmonização facial é capaz de levantar a autoestima de todos que realizam tratamentos e procedimentos específicos. Desse modo, pode-se dizer que o preenchimento é um dos mais procurados, no entanto, você já se perguntou quando realizá-lo ou, ainda, em quais regiões aplicá-lo?

Para a primeira questão, o Dr. Daniel Dias Machado comenta que não há hora certa, bem como não há idade. Isso porque, de maneira geral, o preenchimento é pouco invasivo, uma vez que não utiliza técnicas cirúrgicas. Nesse sentido, pode-se dizer que o momento certo de realizar o preenchimento é aquele em que você já não está tão feliz com sua aparência e possui o desejo de melhorá-la e, consequentemente, elevar sua autoestima. Mas, para quem tem menos de 18 anos, a autorização dos pais e/ou responsáveis certamente será importante e indispensável.

Já em resposta à segunda questão, o biomédico esteta explica que há 8 áreas principais que podem receber o preenchimento facial com ácido hialurônico. A primeira das regiões é a malar, que se refere à maçã do rosto. Certamente, quem realiza preenchimento nessa área possui como objetivo dar mais volume à mesma, especialmente para realçar o riso.

Para delimitar mais a face — no caso de mulheres —, ou masculinizar o rosto — no caso dos homens —, o preenchimento será realizado na mandíbula, que após a popularização entre digitais influencers, é uma das áreas mais procuradas pelos brasileiros. Além disso, o Dr. Daniel Dias Machado explica, ainda, que o preenchimento dos sulcos também é uma ótima pedida, já que visa suavizar ranhuras ou depressões da pele.

O preenchimento da boca, juntamente com o preenchimento do bigode chinês são outras duas áreas muito comuns de se realizar o procedimento estético. Para o médico esteta Daniel Dias Machado, além de definir mais e melhor o formato da boca, assim como de realçar o sorriso, o preenchimento nessas duas áreas também eleva o sulco. 

Áreas como o queixo, o nariz e as olheiras também são procuradas quando o assunto é realizar preenchimento. O objetivo do procedimento nelas consiste em definir o contorno facial, realizar correções e minimizar o volume, respectivamente. Mas, via de regra, para obter sucesso no preenchimento de todas as áreas citadas, contar com um profissional especialista e dedicado, tal como o Dr. Daniel Dias Machado, é o ideal.

Para quem não sabe, Daniel Dias Machado é formado em enfermagem, biomedicina e, ainda, psicologia. No entanto, seguiu carreira na área de biomedicina estética, realizando, é claro, a pós-graduação no curso. Atualmente, é um dos mais renomados profissionais da área, de modo que atende todos os seus pacientes da melhor maneira, garantindo qualidade e segurança em todos os procedimentos.