Vegetarianismo: confira os principais benefícios desse movimento listados por Flavio Giusti

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Você sabia que, cada vez mais, o vegetarianismo tem crescido no Brasil? Nos últimos 5 anos, o número de adeptos praticamente dobrou. Flavio Giusti, escritor de culinária e fundador do VegetariRango — primeiro programa de culinária vegana do país — considera essa expansão do movimento extremamente positiva, uma vez que demonstra um maior ganho de consciência por parte da população com relação ao consumo alimentar e a realização de escolhas mais saudáveis.

Isso porque, o vegetarianismo traz uma série de benefícios para a vida dos indivíduos e para o planeta como um todo. Como ministrado pelo amante de culinária Flavio Giusti em seus diversos cursos e livros, esse estilo de vida é uma alternativa transformadora para a saúde humana e o meio ambiente, não é à toa que o vegano há mais de dez anos tem ajudado diversas pessoas a realizarem suas transições alimentares.

Confira, a seguir, os principais benefícios do vegetarianismo para as pessoas e o planeta:

Benefícios para os indivíduos

Dentre os variados benefícios para a saúde humana, o ex-MasterChef Flavio Giusti considera que a redução dos níveis de colesterol é uma das mais significativas. Isso porque ele é um agravante para a saúde, podendo desencadear problemas cardíacos devido a ingestão de gordura e açúcar. A alimentação vegana, diferente da convencional, é livre de gordura animal e colesterol, além do mais, essa dieta é rica em verduras, frutas, legumes e grãos que reduzem os níveis de colesterol ruim e impedem a formação de placas de gordura.

Outro aspecto benéfico está na melhoria da qualidade de vida proporcionada pelo veganismo, afinal, trata-se de uma alimentação consciente e sem culpa. Contudo, além disso, é possível expandir o paladar com a descoberta de novos sabores e alimentos que compõem o quadro nutricional dos pratos, tal como ensinado no Canal do Youtube Flavio Giusti com diferentes preparos e alternativas culinárias muito saborosas!

Benefícios para o planeta

Você sabia que, para produzir 1kg de carne bovina são utilizados mais de 15 mil litros de água, enquanto que, para a produção de 1 kg de vegetal são utilizados menos de 350 litros? Por isso, um dos principais impactos positivos do vegetarianismo está voltado para a diminuição do desperdício e poluição da água. Ao aderir ao veganismo, o indivíduo está indo contra as práticas realizadas por fazendas de carne ao desperdiçarem água e poluírem ao descarregarem poluentes como fertilizantes e excrementos, a tornando imprópria para consumo.

Além do mais, o escritor de culinária Flavio Giusti considera que o vegetarianismo também está diretamente ligado com a proteção dos recursos do meio ambiente. Isso porque, com o desmatamento, crueldade animal e aquecimento global, as práticas veganas vão na contra-mão das consequências realizadas pela indústria pecuarista, promovendo e estimulando a liberdade dos animais e a preservação da natureza e dos ecossistemas. 

Quer saber mais sobre os benefícios do vegetarianismo, o preparo culinário e a transição para esse estilo de vida? Então não deixe de acessar o Instagram de Flavio Giusti, o @vegetarirango, e conhecer seu Canal no Youtube.