Conforme o executivo da Fource Consultoria, com atuação em negociação empresarial e gestão de conflitos, Haroldo Augusto Filho, acordos de exclusividade figuram entre as concessões mais subestimadas do mundo corporativo. Fornecedores e distribuidores aceitam ou exigem exclusividade como se fosse sinônimo de parceria sólida, sem medir o que estão entregando em troca. Entenda a seguir por que essa crença merece revisão.
A crença de que exclusividade significa compromisso
Na leitura mais comum, aceitar exclusividade é um gesto de confiança. O distribuidor que vende apenas uma marca demonstra lealdade; o fornecedor que atende apenas um cliente em determinada região mostra comprometimento. A exclusividade passa a ser vista como selo de parceria séria, e recusá-la parece sinal de desconfiança ou falta de interesse.
Essa visão confunde o símbolo com a substância. Exclusividade é uma restrição negociada, com custos e benefícios mensuráveis para os dois lados, e não uma declaração de afeto comercial. Sob esse prisma, Haroldo Augusto Filho pondera que a pergunta certa não é se há confiança, e sim quanto vale a restrição.
O que se entrega ao aceitar a exclusividade?
Uma fabricante regional de alimentos aceita vender apenas a uma rede de supermercados em seu estado, em troca da promessa de destaque nas gôndolas. Dois anos depois, a rede reduz os pedidos por mudança de estratégia. A fabricante descobre que, durante todo esse tempo, recusou propostas de outros varejistas e não construiu nenhuma alternativa.
O caso ilustra o principal custo da exclusividade: a perda de alternativas. Quem se compromete com um único parceiro abre mão de outros mercados, de referências de preço e, sobretudo, de poder de negociação nas renovações. Quanto mais longa a exclusividade, maior a dependência e menor a capacidade de reagir quando o parceiro muda de rumo.

Quando a exclusividade faz sentido
Exclusividade não é sempre um erro. Em determinados cenários, Haroldo Augusto Filho indica que ela se justifica; quando o parceiro precisa fazer investimentos específicos, como treinar equipes, adaptar linhas de produção ou abrir pontos de venda, e só os fará se tiver garantia de retorno. A restrição, nesse caso, protege um investimento que beneficia os dois lados.
Também faz sentido quando a exclusividade vem acompanhada de compromissos proporcionais do outro lado. Um distribuidor que vende apenas uma marca pode exigir da fabricante apoio de divulgação, prazos de pagamento diferenciados e proteção territorial, enquanto ela pede volumes mínimos de compra. A exclusividade deixa de ser concessão gratuita e passa a ser parte de uma troca equilibrada.
Como negociar uma exclusividade equilibrada?
O primeiro cuidado é limitar o alcance. Exclusividade pode valer para uma linha de produtos, e não para todo o portfólio; para uma região, e não para o país inteiro; para um período definido, e não indefinidamente. Quanto mais precisa a delimitação, menor o custo de oportunidade para quem a concede.
O segundo cuidado é vincular a exclusividade a resultados, enfatiza Haroldo Augusto Filho. Se o parceiro não atingir metas combinadas de volume ou de crescimento, a restrição deixa de valer automaticamente. Essa condição protege quem concedeu a exclusividade de ficar preso a um parceiro que deixou de se esforçar e mantém os incentivos alinhados durante todo o contrato.
Exclusividade como troca, e não como prova de lealdade
Tratar a exclusividade como prova de lealdade leva a decisões emocionais, tomadas para agradar o parceiro ou para não parecer desinteressado. Tratá-la como troca permite calcular seu valor, negociar contrapartidas e definir limites. A relação não fica mais fria por isso; fica mais clara, e clareza tende a durar mais do que entusiasmo.
Por fim, Haroldo Augusto Filho sintetiza o ponto central: a melhor exclusividade é aquela que as duas partes aceitariam renovar depois de conhecer seus efeitos reais. Se uma delas só a mantém por falta de saída, o acordo já deixou de ser parceria e passou a ser dependência. Negociar bem é desenhar a restrição pensando no dia em que ela será revista.
