Dicas de como fazer o seu dinheiro render

Marcio alaor de araujo
Marcio alaor de araujo

Você paga as contas e no fim do mês nunca sobra nada? O empresário Márcio Alaor de Araujo tem algumas dicas que podem ser a solução para os seus problemas. Mesmo com pouco dinheiro é possível desenvolver hábitos a fim de que esse dinheiro renda da melhor maneira possível. Então se você quer saber por onde começar, vem conferir essas dicas que podem te ajudar muito:

Acompanhar as finanças

Não seja o tipo de pessoa que gasta sem saber quanto tem na conta e mais tarde tem uma surpresa. Esse é um dos primeiros hábitos que você precisa abandonar se deseja realmente aprender como poupar o seu dinheiro. É importante consultar a conta bancária com frequência a fim de sempre tomar decisões conscientes e inteligentes ao longo do mês, tenha isso sempre em mente.

Mude sua relação com o dinheiro

Para solucionar um problema, o primeiro passo é identificá-lo, explica Márcio Alaor de Araujo. É importante anotar todos os gastos para entender para onde exatamente está indo o seu dinheiro e quais são os gastos que devem ser cortados. Crie metas de gastos para itens como contas, despesas, lazer, alimentação e outros. Isso é importante principalmente para quem não possui renda fixa.

Bom planejamento

Depois de entender para onde vai o seu dinheiro é hora de começar a planejar os seus gastos. O primeiro passo do planejamento é saber como você vai usar o seu dinheiro durante o mês e qual quantia será destinada para cada item. Separe o dinheiro das contas e do investimento e o restante divida entre as semanas para saber o quanto pode gastar durante cada 7 dias.

Investimentos

Se engana quem pensa que só pode investir quem tem muito dinheiro, explica Márcio Alaor de Araujo. Mesmo com pouco dinheiro, defina uma quantia fixa para investir ou até mesmo apenas para guardar. Considere esse valor fixo como se fosse uma das despesas e não cometa o erro de investir apenas o que sobrar no fim do mês. O autocontrole é um hábito que se bem desenvolvido pode gerar resultados muito positivos nas suas finanças.

Evite a poupança

Mesmo sendo um dos recursos mais conhecidos pelos brasileiros para investir dinheiro, atualmente o rendimento não compensa mais como antigamente. Portanto, se pensa em investir, existem diversas opções seguras e rentáveis no mercado. Esperamos que essas dicas de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a melhorar a sua vida financeira e repensar sobre a sua relação com o dinheiro.