Implante capilar: Dr. Julio Cesar Yoshimura explica o método FUE

Julio Cesar Yoshimura
Julio Cesar Yoshimura

O implante capilar é uma técnica dos cirurgiões plásticos que vem crescendo consideravelmente. O Dr. Julio Cesar Yoshimura, especialista em implante capilar, esclarece que a cirurgia visa atender pacientes com quadros diversos: os que têm falhas nas sobrancelhas ou barbas; os que almejam esconder cicatrizes, os que queiram diminuir entradas ou tamanho da testa e os que apresentam algum grau de calvície.

O procedimento cirúrgico consiste na retirada de folículos capilares de uma região doadora (nuca ou regiões laterais) para a região calva. Através do método FUE, o Dr. Julio Cesar Yoshimura realiza, com maestria, um processo saudável que auxilia no retorno do crescimento de pelos nos pacientes. Segundo o cirurgião plástico, o método FUE – uma entre as duas principais técnicas – é a escolha ideal, uma vez que se trata de uma técnica menos agressiva e invasiva e que não deixe cicatriz no couro cabeludo.

O Dr. Julio Cesar Yoshimura comenta que o método FUE (Follicular Unit Excision) está crescendo mundialmente e consiste na retirada dos folículos capilares – as raízes dos fios – um por um. O procedimento é realizado com um micropunch e uma lente de aumento para realizar a incisão dos folículos com precisão, dispensando, assim, a necessidade de realizar um corte transversal na cabeça. 

Trata-se, portanto, de um método mais sofisticado e, como reforçado pelo cirurgião plástico, Dr. Julio Cesar Yoshimura, menos agressivo e invasivo. Diferentemente do método FUT (Follicular Unit Transplant), que remove uma faixa do couro cabeludo, o método FUE é mais minucioso, o que evita o aparecimento de lesões e cicatrizes.

O implante capilar pelo método FUE é uma cirurgia de média duração, levando em média de 5 a 6 horas. O Dr. Julio Cesar Yoshimura explica que o processo não demanda internação ou jejum – somente em casos de pacientes com necessidades, como idosos ou pessoas com problemas de saúde. Além disso, a recuperação durante o pós-operatório é tranquila e não demanda de intervenção médica.

Segundo o Dr. Julio Cesar Yoshimura, o método FUE apresenta resultados a partir do quarto mês, sendo que, num período de 12 a 14 meses, o resultado final já aparece. Esse tempo estimado se dá devido ao período que a área receptora necessita para que haja estímulo e os cabelos voltem a crescer. Esse procedimento é, então, uma maneira eficaz e não agressiva de obter resultados em um prazo considerável.