Muitas pessoas querem começar a investir, mas tem medo de perder dinheiro. O diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, entende que é importante buscar por opções menos arriscadas. Através disso, é possível obter bons rendimentos de forma segura. Atualmente, existem diversas alternativas do mercado financeiro que trazem essa possibilidade para os investidores. Quer saber quais são elas? Então, confira este artigo!
Começar a investir pode trazer diversas inseguranças para as pessoas, não é mesmo? Se este for o seu caso, saiba que apesar dessa atividade envolver alguns riscos, é possível aplicar o seu dinheiro nas opções mais seguras. Nesse sentido, quando se trata de investimentos do mercado financeiro menos arriscados, as principais alternativas disponíveis pertencem ao grupo de renda fixa. Mas o que isso significa?
Sobre a renda fixa
Caso você nunca tenha ouvido falar, saiba que a renda fixa é uma categoria que reúne uma série de investimentos. Sua principal característica é a de oferecer aos investidores as regras, isto é, as taxas e percentuais de rendimento no momento da aplicação. Assim, é possível ter uma previsibilidade sobre o quanto o dinheiro renderá. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, isso traz uma estabilidade maior.
Investimentos de renda fixa
Dessa forma, por oferecer previsibilidade no momento da aplicação, os investimentos de renda fixa se tornam mais seguros. Se comparado aos de renda variável — como é o caso das ações, as quais apresentam variação no valor —, os riscos de perder dinheiro são menores. Para investidores de perfil conservador, por exemplo, essas alternativas são as mais recomendadas. Nesse contexto, confira a seguir as principais modalidades dessa categoria:
Tesouro Direto
Um dos investimentos de renda fixa mais conhecido é o Tesouro Direito. Nessa opção, os investidores irão adquirir títulos emitidos pelo Governo Federal — o que traz maior segurança. Existem diversas opções disponíveis, com rendimentos prefixados, pós-fixados ou híbridos. Conforme pontua Gabriel Cepeda Gonçalves, é importante pesquisar sobre essas características antes de investir.
Certificados de Depósitos Bancários
Outros investimentos de renda fixa bastante famosos são os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs). Caso não os conheça, saiba que esses são títulos emitidos por instituições bancárias. Desse modo, ao escolher essa opção, uma pessoa estará emprestando o seu dinheiro para os bancos, o quais irão devolvê-lo ao final do prazo estabelecido, acrescido com os rendimentos. Vale ressaltar, que essas alternativas são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Interessante, não?
Letras de Crédito
Por fim, as Letras de Crédito também são consideradas opções seguras. Podendo ser do mercado imobiliário (LCI) ou do agronegócio (LCA), ao escolher essas alternativas, os investidores aplicarão o seu dinheiro em títulos emitidos por instituições desses dois ramos. Um ponto positivo, é que essas modalidades são isentas do Imposto de Renda. O empresário, Gabriel Cepeda Gonçalves, comenta que isso pode trazer melhores rendimentos.