UFPB oferece curso online e gratuito sobre declaração do Imposto de Renda 2022

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece nesta quarta-feira (6), às 19h, um minicurso gratuito com orientações sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. As inscrições vão até esta terça-feira (5). O minicurso é realizado por meio de um projeto de extensão Balcão Universitário de Informações Contábeis, do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O minicurso ocorrerá na modalidade remota e acontecerá por meio de uma sala virtual na plataforma Google Meet. O link será disponibilizado no ato da inscrição. Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis. Ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas.

A contadora, bacharela em Ciências Contábeis da UFPB e especialista em direito tributário e contencioso fiscal, Rebeca Cavalcanti, será uma das palestrantes responsável por esclarecer e repassar informações de singular significância na hora de fazer uma declaração.

A ação faz parte do projeto de extensão “Balcão universitário de Informações Contábeis e Tributário Aberto à Comunidade”, que existe há mais de 25 anos e tem como principal objetivo fornecer informações relevantes para alunos, profissionais e cidadãos, dos diversos campos da contabilidade, seja área fiscal, trabalhista, tributária ou contabilidade pública.

Segundo a coordenadora do projeto, a Profa. Valdineide Araújo, o minicurso tem dois objetivos principais: potencializar o conhecimento dos graduandos do curso de Ciências Contábeis acerca do assunto, possibilitando que o mercado receba profissionais mais capacitados para solucionar as eventuais questões dos seus clientes, e levar à sociedade em geral o entendimento dessa obrigação anual.

O objetivo é possibilitar à sociedade em geral o entendimento dessa obrigação anual. O projeto oferece o esclarecimento de dúvidas por meio das redes sociais e realiza frequentemente ações, dentre elas, minicursos virtuais. Este é o segundo minicurso referente ao IRPF 2022. O primeiro aconteceu no dia 21 de março, no qual, conforme a Profa. Valdineide, usou-se a metodologia de um Estudo de Caso para mostrar aos participantes o que declarar e como calcular o IR.