Você sabe o que é reversão de tendência e os sinais que a indicam?

Marcio alaor de araujo
Marcio alaor de araujo

Um investidor, seja ele mais conservador ou arrojado, visa acima de tudo bons rendimentos, não é mesmo? No entanto, Marcio Alaor de Araujo, empresário com largo conhecimento no mercado financeiro, comenta que conquistar esse objetivo não é uma tarefa tão simples, visto que as oscilações do mercado são constantes, de modo que não permite saber com certeza o que irá acontecer.

No entanto, há como fazer previsões, de modo a deixar a imprevisibilidade de lado, e o nome para uma das formas de fazer isso é reversão de tendência. Por isso, se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo até o final. O empresário Marcio Alaor de Araujo, a convite de nossa redação, explica tudo o que você precisa saber.

Entendendo o que é reversão

Em primeiro lugar, Marcio Alaor de Araujo comenta que as tendências são movimentos do mercado capazes de permanecer por um período de tempo, de modo que existem as baixas e as altas. A primeira, por sua vez, diz respeito aos fundos descendentes, enquanto as altas relacionam-se com o momento em que o valor de um determinado ativo forma topos e fundos ascendentes.

Desse modo, os responsáveis por essas tendências, segundo Marcio Alaor de Araujo, nada mais são que os grupos de negociadores da Bolsa de valores que definem, através de análises técnicas, quando o preço de uma ação está ou não bom para compra. Essa prática mostra quando uma ação está em alta, de modo que aqueles que vendem as ações tendem a aumentar o preço em decorrência da demanda.

Por outro lado, no entanto, se for avaliado que o valor do ativo em questão já não faz mais tanto sentido, segundo explica o empresário Marcio Alaor de Araujo, os investidores param de comprá-lo e buscam vendê-lo, gerando, assim, uma baixa tendência. Incrível como o mercado financeiro dialoga com diversos fatores, não é mesmo?

Entendendo os sinais

Sendo assim, Marcio Alaor de Araujo explica, por fim, que para identificar a reversão de tendência é necessário analisar diversos fatores, como o rompimento das linhas de tendência, os rompimentos falsos, a redução de amplitude das candles, o martelo, a agulhada e diversos outros fatores e termos do mercado financeiro, os quais podem ser aprendidos, certamente, através do investimento em educação financeira,